fbpx

Tenório Advogados

Pesquisar
Close this search box.

Como funciona o Loas/BPC para idosos?

O BPC é conhecido como LOAS, sigla para Lei Orgânica da Assistência Social. É um benefício assistencial do Governo Federal, solicitado ao INSS, destinado a idosos com 65 anos que não têm meios de sustento. O valor é de um salário mínimo, sem pagamento do 13° salário.

A Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) prevê medidas de assistência social para os brasileiros de baixa renda, incluindo a garantia de um valor mínimo social para idosos e pessoas com deficiência (PCD), no intuito de garantir a assistência e a dignidade da vida dessas pessoas em situação de vulnerabilidade. 

Infelizmente, muitas pessoas que preenchem os requisitos para receber o BPC não sabem que têm direito ao benefício e, portanto, passam por necessidades.

Para aqueles que estão cientes e já conseguiram o BPC, se beneficiou do valor pago que apenas no Estado de Pernambuco, foi de mais de 400 milhões de reais destinados a estes beneficiários somente no mês de outubro de 2022, de acordo com as informações da transparência do Governo Federal.

Como funciona o benefício para idosos?

De acordo com o Estatuto da Pessoa Idosa, a lei considera uma pessoa como idosa a partir dos 60 anos e fornece direitos especiais para essa parcela da população, como prioridade em filas, tramitação prioritária de ações judiciais e gratuidade no transporte público. 

No entanto, para ter direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), é necessário comprovar que a pessoa tem 65 anos ou mais. 

Isso pode ser feito apresentando documentos com foto atualizada, como: 

  • carteira de motorista, 
  • carteira profissional, 
  • carteira de identificação funcional, 
  • passaporte, 
  • carteira de trabalho. 

Além disso, para ter direito ao BPC/LOAS, o idoso precisa comprovar que sua situação financeira é vulnerável. 

A lei estabelece que tem direito ao benefício, aquele idoso que tiver renda familiar per capita (por cada membro da família) igual ou inferior a ¼ do salário mínimo vigente no ano do pedido. 

No entanto, é importante lembrar que essa exigência de renda pode ser relativizada pelo juiz, conforme já ocorreu em outros casos concretos. 

Portanto, se o seu benefício for negado devido à falta de comprovação da renda, é recomendável procurar um escritório especializado para analisar o seu caso.

Para entender como solicitar o LOAS/BPC, quando é liberado e o que fazer caso seu pedido tenha sido negado, leia o artigo: Novo LOAS/BPC 2023: Veja se você tem direito!

https://tenorioadvogados.com/novo-loas-bpc-2023-veja-se-voce-tem-direito/

A importância de manter o CadÚnico atualizado para o BPC/LOAS

Além da renda per capita exigida, idosos precisam ter dois cadastros atualizados para receber o BPC: o CPF e o CadÚnico. Este último é feito pelo CRAS ou Prefeitura para identificar que você é parte de uma família de baixa renda e colocá-lo em programas sociais, como o BPC.

O CadÚnico deve ser atualizado pelo Responsável pela Unidade Familiar com todos os documentos e informações da família. Antes de solicitar o BPC/LOAS no INSS, tenha o CPF e o CadÚnico atualizados ou o benefício pode ser negado.

Verifique a atualização do CadÚnico através do aplicativo ou site (cadunico.cidadania.gov.br), com a opção de Atualização Cadastral por Confirmação, requerendo logon no Gov.BR.

Como funciona o cálculo do LOAS/BPC?

Para verificar a renda da família para fins de recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), são somados os rendimentos de todas as pessoas que compõem a família do idoso ou da pessoa com deficiência. Essa renda deve ser igual ou menor que ¼ do salário mínimo por pessoa. 

  • São considerados familiares aqueles que vivem sob o mesmo teto e possuem vínculos, como cônjuge, pais, irmãos, filhos e enteados. 
  • Os rendimentos incluem salários, aposentadorias, pensões, seguro-desemprego, pensões alimentícias, outros benefícios de previdência pública ou privada, seguro-desemprego, comissões, pró-labore (remuneração do sócio da empresa), rendimentos de trabalho não assalariado, rendimentos de mercado informal ou autônomo e rendimentos auferidos do patrimônio.

Para calcular a renda familiar per capita, é necessário somar todos os rendimentos recebidos por cada membro da família, e dividir esse total pelo número de pessoas que compõem essa família. Dessa forma, é possível descobrir o valor da renda de cada indivíduo.

Quais rendimentos familiares ficam de fora do cálculo?

Alguns rendimentos ficam de fora da soma, a lei considera como exceção:

  • remuneração de aprendiz ou estagiário; 
  • recursos de programas de transferência de renda;
  •  benefícios assistenciais temporários. 

O valor total dos rendimentos é dividido pelo número de integrantes da família. Em 2022 e 2023,  o valor de  ¼ do salário mínimo era de R$ 325,50.

Para entender quando o LOAS/BPC é liberado e o que fazer caso seu pedido tenha sido negado, leia o artigo: Novo LOAS/BPC 2023: Veja se você tem direito!

 

A importância de manter o CadÚnico atualizado para o BPC/LOAS

Além da renda per capita exigida, idosos ou PCDs precisam ter dois cadastros atualizados para receber o BPC: o CPF e o CadÚnico. Este último é feito pelo CRAS ou Prefeitura para identificar que você é parte de uma família de baixa renda e colocá-lo em programas sociais, como o BPC.

O CadÚnico deve ser atualizado pelo Responsável pela Unidade Familiar com todos os documentos e informações da família. Antes de solicitar o BPC/LOAS no INSS, tenha o CPF e o CadÚnico atualizados ou o benefício pode ser negado.

Verifique a atualização do CadÚnico através do aplicativo ou site (cadunico.cidadania.gov.br), com a opção de Atualização Cadastral por Confirmação, requerendo logon no Gov.BR.

Ficou com dúvidas quer saber mais detalhes do seu caso? 

Conte com a gente! Entre em contato com a gente por meio do nosso WHATSAPP.

Toda a equipe do escritório Tenório Advogados Associados está engajada na entrega de informações claras e diretas para nossos leitores em uma linguagem que foge do tradicional juridiquês da prática dos advogados.

Gostaram do nosso artigo? Repassem para frente. Copie o link e mande para seus amigos e familiares.

O Tenório Advogados Associados tem atuado em Pernambuco há 20 anos com especialização em Direito Previdenciário. Temos orgulho da nossa tradição de excelência em nossos serviços.

Picture of Paulicléia Tenório
Paulicléia Tenório

Advogada da Tenório Advogados, OAB 38347 PE, graduada pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-graduada em Direito Previdenciário pela INFOC.

Você está doente e precisa se afastar do trabalho?

Picture of Paulicleia Tenório
Paulicleia Tenório
Advogada da Tenório Advogados, OAB 38347 PE, graduada pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-graduada em Direito Previdenciário pela INFOC.