Como contratar um advogado online para fazer o pedido de aposentadoria ou auxílio-doença é uma das perguntas mais comuns nos sites de pesquisa.
E, por isso, nossa equipe especializada em direito previdenciário, preparou um guia completo para te orientar.
Neste texto, você irá descobrir:
Neste texto, você irá ler sobre:
1. Que advogado que cuida de aposentadoria?
Antes de contratar um advogado, é indispensável que você saiba qual tipo de advogado você precisa contratar.
Quando você tem um problema de saúde, é preciso consultar o médico especialista na sua doença, certo?
Se tiver problemas no coração, um cardiologista. Se tiver problemas nas articulações, um ortopedista.
A mesma premissa vale para o direito: cada problema, deve ser resolvido por um especialista diferente.
O advogado que cuida dos problemas referentes ao INSS (aposentadoria e auxílios) é o advogado previdenciário.
2. O que faz um advogado previdenciário?
O advogado previdenciário é o responsável por analisar todos os processos referentes aos benefícios pagos pelo INSS aos segurados.
Em regra, esse especialista atua em três áreas diferentes:
Quando falamos em demandas consultivas, estamos nos referindo à aquelas que buscam evitar algum conflito, que não exigem entrar com um pedido, nem no INSS e nem na justiça.
Podemos citar como exemplos de serviços consultivos:
- a consulta previdenciária: uma análise pontual da situação atual do segurado do INSS, verifica se já existe o direito a uma aposentadoria ou benefício no momento da consulta
- cálculo previdenciário: realização dos cálculos da possível aposentadoria, conforme a regra de aposentadoria que o segurado tem direito
- o planejamento previdenciário: um estudo completo realizado individualmente, como objetivo avaliar todo o histórico do trabalhador e projetar as melhores opções para o segurado chegar até a sua melhor aposentadoria
- e a análise de revisão do benefício: é como a consulta previdenciária, mas, neste caso, o advogado analisa a possibilidade de revisar o benefício já concedido, buscando aumentar o valor que o segurado já recebe. Como a Revisão da Vida Toda, por exemplo.
Agora, quando falamos em demandas administrativas, já estamos nos referindo à necessidade de requerer algo, pode ser um documento junto com a empresa, órgão público, ou fazer um pedido ao INSS.
Podemos citar como exemplos de serviços administrativos:
- requerimento de PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) ou LTCAT (Laudo Técnico das Condições de Trabalho): para comprovar o tempo especial e garantir o direito a uma aposentadoria diferenciada
- acerto de CNIS: regularizar os vínculos de contribuição que possuem algum indicador junto ao INSS
- pedido de benefícios no INSS: antes de fazer qualquer pedido de benefício previdenciário na justiça, é indispensável já ter feito ele no INSS, então esse procedimento ainda é considerado administrativo
- orientação para a perícia médica: ter a orientação de como se portar e quais documentos levar na perícia do INSS é uma forma de tranquilizar e dar segurança ao segurado que irá passar pela avaliação médica
- cumprimento de exigência do INSS: quando o INSS verifica a existência de alguma pendência na análise do benefício, ele pode abrir a tarefa de cumprimento de exigência, solicitando que o segurado apresente alguma comprovação
- pedido de recurso na junta do INSS: se o pedido de benefício for negado pelo INSS, é possível recorrer da decisão na junta de recursos, mas, com os nossos anos de experiência, podemos dizer que essa geralmente não é a melhor opção
- pedido de prorrogação de benefício: após a concessão do benefício, o trabalhador que ainda estiver incapacitado para suas atividades, pode solicitar a prorrogação do auxílio-doença
Dependendo do caso, também podem ser feitos outros serviços administrativos como: encaminhamento de certidões de tempo de contribuição, averbação de tempo de serviço e outros.
Após passar por uma consulta inicial, o segurado descobre se precisa seguir pelo caminho administrativo ou judicial.
Sendo administrativo, o trabalhador pode precisar de um dos serviços que te contei acima, mas, se por algum motivo, o pedido for negado, ele deverá seguir com a demanda judicialmente.
Quando falamos em soluções judiciais, estamos nos referindo aos pedidos que devem ser feitos na justiça, como, por exemplo:
- pedido judicial de benefício: momento em que o seu advogado especialista faz o pedido do seu benefício (aposentadoria, auxílio, pensão) na justiça
- pedido judicial de revisão do benefício: após a análise de viabilidade de revisão, sendo positivo, o segurado pode fazer o pedido de revisão na justiça
- pedido de mandado se segurança: quando o INSS deixa de fazer algo (analisar o benefício ou agendar uma perícia), o segurado precisa acionar a justiça para obrigar o INSS a fazer o que já deveria ter feito.
3. A importância de escolher um excelente advogado previdenciário
Muitas pessoas fazem seus requerimentos sozinhos, sem auxílio de um profissional especialista, o que é possível, mas, em grande parte dos casos, esses segurados acabam tendo os benefícios negados ou, ainda pior, o benefício concedido, mas com um valor menor do que deveria receber.
O ideal é que, antes de fazer qualquer pedido de benefício, o trabalhador procure uma orientação com um advogado especialista em INSS.
Tanto para ter certeza do seu direito, como dos documentos que irão comprovar ele, como também para saber o que deve aceitar ou não do INSS.
Quando falamos de aceitar, estamos nos referindo especificamente a aposentadoria e o simulador do INSS.
Infelizmente, muitos segurados acreditam fielmente na análise feita pelo INSS e acabam escolhendo a aposentadoria indicada no Meu INSS, o que pode gerar prejuízos financeiros, já que não houve uma análise completa de todas as possibilidades.
Falamos isso, principalmente, por conta da reforma da previdenciária de 2019, como existem as regras anteriores, as regras de transição e as novas regras, o leque de possibilidades são diversas e a análise automatizada do INSS raramente faz essa análise completa.
Assim, ter o acompanhamento de um advogado especialista permite que o trabalhador entenda em qual dessas regras de aposentadoria se enquadra e, ainda, escolha qual dela satisfaz melhor os seus interesses.
Com o acompanhamento de um advogado previdenciário, você terá todo o respaldo jurídico que precisa, bem como ter a certeza que o profissional vai fazer tudo o que estiver ao alcance para garantir todos os direitos do trabalhador.
4. Como saber se o advogado está em dia com a OAB?
A pandemia trouxe o atendimento totalmente online para o dia a dia do brasileiro, mas ainda existem um certo receio, principalmente de pessoas mais velhas, em saber se o advogado previdenciário online é realmente confiável.
Por isso, separamos algumas dicas de como descobrir se o advogado que você escolheu pode realmente exercer a advocacia e se está em dia com a OAB.
Para isso, basta pesquisar o advogado no site da OAB: todo advogado brasileiro precisa, obrigatoriamente, estar registrado na Ordem dos Advogados Brasileiros — OAB.
Assim, para que esse profissional possa exercer a advocacia, ele deve estar no Cadastro Nacional dos Advogados e ter as credenciais para poder atuar.
Para fazer essa confirmação, basta acessar o site e preencher as informações solicitadas, como o nome ou o número da OAB do profissional que você tem interesse em contratar.
Para ficar mais fácil de visualizar essa consulta no site da OAB, fizemos uma pesquisa de exemplo com a Dra. Paulianne Tenório. Confira a ficha individual dela:
Cadastro da OAB do escritório
Ainda, acessando outra parte do site da OAB, você pode consultar os endereços do escritório e verificar quem são os sócios dele:
Após confirmar que o advogado realmente é advogado, o próximo passo é analisar quem é o advogado que você escolher para defender o seu direito.
5. Dicas na hora de escolher um advogado previdenciário online
Após fazer a consulta nos sites oficiais da OAB, você pode complementar a sua busca fazendo outras análises:
Confira os endereços físicos do escritório:
Veja se o profissional, ou escritório onde ele atua, mantém um site que seja completo, que contenha informações sobre áreas de atuação, localização, telefone, entre outros.
Por exemplos, aqui no Tenório Advogados Associados, você pode escolher ser atendido totalmente online ou comparecer em um dos nossos 7 escritórios físicos:
Conheça a história do seu advogado
É interessante ler a história do profissional, para descobrir quais são suas áreas de atuação e há quanto tempo ele trabalha.
Muitos clientes buscam advogados com grande experiência e, por isso, conhecer a história do seu advogado pode trazer uma confiança ainda maior no seu contato.
Procure no site oficial do escritório alguma aba que fale “Sobre nós” ou, ainda, acesse as demais redes sociais do escritório para conhecer melhor os advogados.
Confira as redes sociais do escritório
Ao analisar as demais redes sociais do escritório, é possível descobrir onde o advogado estudou, suas especializações, onde trabalhou ou se fez algum trabalho de grande alcance.
Outros sites de buscas permitem descobrir como é a relação do advogado com seus clientes por meio das avaliações, como no caso do Google Meu Negócio, que permite a avaliação do escritório.
O tenório Advogados Associados, por exemplo, tem uma pontuação de 4.9 estrelas no Google:
Outros sites que podem servir de busca:
Essas pesquisas podem ser uma boa maneira de entender se o escritório escolhido é realmente o melhor para cuidar do seu caso.
6. Sinais de Alerta ao escolher um Advogado Previdenciário Online
Como preparamos um guia completo, assim como demos dicas de como confirmar que o escritório de advocacia é realmente aquele que você viu na internet, queremos te fazer um alerta: CUIDADO!
Tenha cuidado ao acreditar em anúncios nas redes sociais que prometem resultados irreais, causas ganhas ou, ainda, peça dinheiro para liberar algum dinheiro no seu processo.
Isso pode ser algum golpe, que vem acontecendo com muita frequência no mundo jurídico, infelizmente.
Vamos falar, novamente, sobre as avaliações: não analise apenas as positivas, verifique as negativas, entenda as queixas dos clientes anteriores a você.
Cuidado com advogados que não tem uma boa comunicação no início, se existir uma demora muito grande já nesse primeiro contato, as chances desse ser o atendimento até o final são grandes.
Agora, a nossa última orientação é muito importante: não confie em um advogado que não te conte os dois lados da moeda, os ônus e bônus.
Não se esqueça que para lutar por um direito, é preciso ter a plena consciência do que você poderá ganhar e perder.
Lembre-se que um advogado não pode prometer uma causa ganha, apenas pode dar o seu melhor para conseguir o seu direito.
7. Como um Advogado Previdenciário Online deve se comunicar
Qualquer advogado precisa saber fazer com que o seu cliente entenda o direito de forma descomplicada.
O juridiquês ainda faz parte do nosso dia a dia do escritório, mas não deve ser usado com os clientes, a comunicação precisa ser acessível.
Depois, verifique como os atendimentos online são realizados e como os contatos são feitos no escritório.
Aqui no Tenório Advogados Associados, toda nossa comunicação pode ser feita pelo WhatsApp, e-mail e videoconferências pelo Google Meet.
Lembre-se que a comunicação é a chave para qualquer relacionamento, inclusive para a relação advogado-cliente.
8. Conclusão
Ficou interessado em entender melhor como funciona o nosso atendimento online para a aposentadoria ou auxílio-doença? Então entre em contato por meio do nosso WHATSAPP, para agendarmos uma consulta.
Toda a equipe do escritório Tenório Advogados Associados está engajada na entrega de informações claras e diretas para nossos leitores em uma linguagem que foge do tradicional juridiquês da prática dos advogados.
O Tenório Advogados Associados atua em Pernambuco há mais de 20 anos com especialização em Direito Previdenciário.
Temos orgulho da nossa tradição de excelência em nossos serviços.
Ah, se você gostou das informações deste texto, aproveite e compartilhe elas com a família e os amigos.