Você deve saber que é muito comum cometermos algum erro no ambiente de trabalho. com a Previdência Social não é diferente.
É exatamente por isso que todos os anos, o INSS faz uma investigação para saber quais benefícios previdenciários possuem algum erro ou foram concedidos de forma incorreta.
Afinal, os servidores do INSS têm que lidar com muitos pedidos a cada dia e, por isso, pode haver erros devido ao grande acúmulo de solicitações.
Este é exatamente o objetivo do Pente-Fino: encontrar benefícios concedidos incorretamente. Muitas vezes esses erros ocorrem por falta de preenchimento de algum requisito do segurado, de documentação, entre outros.
Como o INSS convoca para o Pente Fino?
O INSS utiliza de mais de um canal para informar o segurado que realizará a revisão da aposentadoria, e no caso da aposentadoria por invalidez, sempre vem acompanhado do agendamento para realização de perícia.
Esse aviso é feito em pelo menos um destes meios de comunicação:
- notificação no portal ou aplicativo Meu INSS;
- por SMS (mensagem de texto no celular);
- correspondência, via carta simples, no endereço cadastrado do segurado.
- notificação no caixa eletrônico do banco em que o segurado recebe o benefício;
Após o recebimento da mensagem do Pente-Fino você tem 30 dias para apresentar a chamada “defesa prévia”.
Nesta defesa, você deve provar que seu benefício foi concedido da forma correta e apresentar documentos que comprovem, por exemplo, sua incapacidade para o trabalho, caso receba benefício por incapacidade permanente ou temporária. Desse modo, você estará realizando o que chamamos de “cumprimento de exigências solicitado pelo INSS”.
Fui convocado! o que devo fazer?
A primeira coisa que você deve fazer é analisar os documentos solicitados pelo INSS na notificação que foi enviada para você. Ressalto que esse passo é muito importante para quem recebe um Benefício por Incapacidade.
Feita a convocação, o segurado deve atender no prazo estabelecido e comparecer no local indicado.
Caso tenha sido solicitada uma perícia de Pente-fino, além de comparecer pessoalmente para realizar a perícia, o segurado deverá ter em mãos todos os documentos, atestados, receitas e exames atualizados para comprovar que você está, de fato, incapaz para o trabalho.