Todas as pessoas que trabalham ou contribuem podem precisar algum dia, por algum motivo, da Previdência Social. É exatamente esse seu propósito: não deixar a pessoa que colabora com o sistema desamparada em caso de incapacidade por conta de uma doença, idade avançada, entre outros.
O planejamento previdenciário é um estudo do histórico dos vínculos do trabalhador, suas contribuições (incluindo seus valores) e todos os documentos relativos ao trabalhador e suas ligações com a Previdência. Assim, podemos proporcionar organização e informações. É uma preparação para um futuro, seja ele próximo ou mais remoto, em que a pessoa precisará se aposentar!
Nesse processo, o advogado averigua quanto tempo falta para a pessoa ter direito à aposentadoria, qual a melhor regra, se a contribuições estão sendo feitas no valor e na alíquota correta, se essas contribuições precisam ser complementadas (ou se o valor que a pessoa contribuiu foi muito alto e em excesso), caso já haja algum benefício concedido, se ele precisa ser revisado, entre muitas situações que variam de um caso para outro.
Para isso, de maneira geral, alguns documentos são importantes:
· Carteiras de Trabalho;
· Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS);
· Guias da Previdência Social (GPS) – Carnês de contribuição para o INSS;
· Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), se for o caso;
· Documentos que indiquem vínculos de emprego, como extrato analítico do FGTS, Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), contracheques, decisões judiciais trabalhistas, etc.
· Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), se for o caso.
Com a nova Reforma da Previdência, de 2019, é ainda mais fundamental a presença do advogado para um planejamento previdenciário bem-sucedido. Isso porque é necessário estudar se a pessoa vai poder se aposentar com as regras antigas, se vai precisar se encaixar em alguma regra de transição (e, assim sendo, qual a mais vantajosa), se vai ser necessário reconhecer algum tempo especial e como fazer isso, etc.
Trata-se de uma consultoria que engloba serviços como:
· Cálculo do tempo de contribuição;
· Revisão do valor de benefícios, se já concedidos;
· Projeções do momento mais propício para se aposentar;
· Escolha, baseada em estudos e cálculos, da melhor espécie de aposentadoria ou melhor regra de transição;
· Orientação na organização financeira para arcar com as contribuições que faltam;
· Análises acerca do valor correto de benefícios futuros;
· Entre outros.
Sabemos que qualquer meta em nossas vidas, para obtermos sucesso, é necessário planejar. Não é diferente com a Previdência Social. O planejamento é uma estratégia, uma projeção, para que a pessoa possa conseguir a aposentadoria mais apropriada, de acordo com sua realidade financeira e/ou trabalhista. É uma medida de prevenção, para evitar quaisquer erros ou excessos que possam prejudicar o segurado financeiramente ou até mesmo a concessão do benefício. É para todos!
Assim, para se aposentar da melhor maneira, conte com profissionais especializados, que levam a sério seu futuro. Entre em contato conosco!