Cardiopatia: Quem tem problema de coração tem direito a algum benefício previdenciário?

As doenças do coração são um problema de saúde grave e comum. Essas condições podem afetar a qualidade de vida das pessoas, limitando suas atividades diárias e afetando seu desempenho profissional.

Em alguns casos, as doenças do coração podem ser tão debilitantes que a pessoa afetada não é mais capaz de trabalhar e precisa se aposentar.

Conheça agora alguns direitos que as pessoas com problemas no coração possuem!

Se você tem um problema cardíaco que o impede de trabalhar, você pode ter direito à aposentadoria por invalidez. Pare isso a incapacidade para o trabalho precisa ser total e permanente.

1

Para isso, é necessário comprovar por meio de exames e laudos médicos que você não possui capacidade para exercer sua atividade laboral devido a sua condição de saúde.

Além disso, é possível requerer auxílio-doença, que é um benefício temporário concedido enquanto o trabalhador se recupera e está incapacitado para o trabalho.

2

Para isso, é preciso comprovar que o problema cardíaco o impede de trabalhar por um período de tempo determinado.

Para solicitar qualquer um desses benefícios, é necessário estar contribuindo para o INSS.  O tempo de contribuição e a idade podem influenciar no tipo de benefício e no tempo concedido.

É importante lembrar que a solicitação de benefícios previdenciários requer atenção aos prazos e documentação necessária.

Leia nosso post completo sobre esse assunto:

Seta